segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

29 de novembro.

Neste dia, encerramos nossas atividades com os alunos. Foi um momento muito especial, pois saímos de lá com a sensação de dever cumprido, mas é inevitável o sentimento de saudade, pois aprendemos a amar cada um. 


Foi gratificante fazer parte do PIBID, pois jamais teria uma experiência como essa; e depois disso tudo, tenho certeza que realmente amo a docência e estou preparada para continuar percorrendo esse caminho que é tão árduo, mas ao mesmo tempo tão gratificante. 

Espero que a semente que plantamos no coração de cada um eja todos os dias regadas, e que de alguma forma eles sejam tocados pelo nosso trabalho. 

Encerramos nossa participação na escola mostrando o resultado final do jornal para os alunos. Eles ficaram muito felizes, fizeram comentários positivos sobre nossa passagem na escola. 

Ao final, fizemos um lanche coletivo, que por sinal, foi ótimo!

Gratidão!!!


13 de novembro

Reservamos esse dia para terminar o jornal digital.

Quarta, 11 de novembro de 2019

Neste dia, trouxemos as crônicas de volta, pedimos para que os alunos relessem e fizessem alterações, caso achassem necessário. Ademais, a professora Socorro ministrou a aula, como de costume. 

Quarta, 6 de novembro.

Fomos dispensados da reunião para que pudéssemos visitar a Bienal, e achei esse ato muito compreensivo, pois nem todos tinham tempo para aproveitar esse evento que tava tão lindo. 


Ao chegar no Jaraguá, já me senti abraçada... Tudo estava muito lindo, a decoração, os estandes, absolutamente tudo! E enquanto olhava os livros, visitava os museus, pensei o quanto seria importante que todos os alunos pudessem visitar aquele evento, e pensei, principalmente, nos alunos da minha turma. Infelizmente a escola não conseguiu organizar a ida deles à Bienal, o que é muito triste, pois aquele espaço poderia proporcionar várias coisas legais. 

No mais, foi uma experiência incrível, assim como todas as outras Bienais, fiquei com aquela vontade de que o evento durasse o ano inteiro. 

Segunda, 4 de novembro de 2019

Neste dia, pedimos para que os alunos produzissem uma matéria jornalistica, com assuntos que fossem do interesse deles. Nosso amigo Jadson trouxe um formato de jornal, tornando o trabalho mais fácil. Nós da turma do 8º A, fomos em cada grupo para auxiliar na produção da matéria. 

Quarta, 30 de outubro de 2019.

Neste dia, recolhemos as matérias para o jornal digital e falamos sobre pseudônimo, para que os alunos escolhessem um e assim preservar a identidade deles, já que iríamos colocar as crônicas no jornal.  

Segunda, 28 de outubro de 2019

Neste dia, não houve atividades na escola Onélia Campelo por conta do feriado do dia do Servidor Público.

Quarta, 23 de outubro

A professora Andréa começa a reunião falando sobre o evento ERELIC, no qual teremos que obrigatoriamente participar. Após, as colaboradoras do grupo do Ricardo falam sobre o desenvolvimento do projeto de escrita, e aproveitam para ler algumas crônicas produzidas pelos alunos. 

Quarta, 23 de outubro

Neste dia, a professora Socorro adiantou duas aulas, sendo assim, ficamos ajudando os alunos nas atividades, que eram de interpretação de texto. 

Quarta, 16 de outubro

Neste dia não houve reunião por causa da semana de Letras. 

14 a 21 de outubro

Este foi o período dos jogos internos na escola Onélia Campelo, e aproveitando esse evento, pedimos para os alunos produzirem uma matéria com fotos sobre isso. 

Quarta, 9 de outubro de 2019

O professor Luís Fernando inicia a reunião falando sobre a participação de alguns bolsistas na semana de Letras, e apresenta uma aluna da escola que também participará ativamente da apresentação. Também falou que a apresentação contará com três perspectivas: dos bolsistas, da aluna e dos supervisores. 


Ademais, falamos sobre o jornal digital, e o professor Ricardo se dispôs a ajudar na diagramação. 

Quarta, 9 de outubro

Neste dia, levamos os alunos para o pátio e fizemos uma roda de conversa sobre os temas dos artigos de opiniões. A maioria dos alunos escolheram o tema depressão na adolescência, e a professora Socorro nos informou que existem muitos alunos no quadro de depressão. Portanto, começamos falando sobre esse tema. Não demorou muito e vários alunos falaram que conheciam alguém que tinha depressão, mas não sabiam como agir, outros disseram que possui as características de uma pessoa depressiva. Tudo isso foi muito impactante para nós, mas tentamos ajudar da melhor forma. Pedimos para procurarem profissionais da área, contar para um adulto etc.


Após essa conversa, continuamos falando sobre os demais temas: fake news, terraplanismo e assasinato de dois homens injustamente. 


Quarta, 2 de outubro de 2019

Não houve reunião devido a paralisação dos técnicos da Ufal.

Segunda, 30 de setembro de 2019.

Neste dia, continuamos com a produção do jornal digital. 

Pedimos para os alunos fazerem um artigo de opinião, e como muitos não sabiam o que era isso, mostramos alguns conceitos e explicamos do que se tratava.  


Quarta, 25 de setembro de 2019

Não houve atividade na escola Onélia Campelo, devido ao período de recuperação. 

Segunda, 16 de setembro de 2019

Não houve atividade na escola Onélia Campelo por conta do feriado da Emancipação Política de Alagoas.

Quarta, 18 de setembro de 2019

Neste dia, fizemos uma atividade para fixar o conteúdo sobre figuras de linguagem, já que a professora Socorro nos informou sobre as notas baixas na prova. 

Dia 9 ao dia 13.

Nesta semana não houve atividade na escola por conta da semana de provas.

Recesso da Ufal, do dia 4 ao dia 25.

Recesso da Ufal. 

Quarta, 4 de setembro de 2019

Neste dia, não houve atividades na escola Onélia Campelo.

Segunda, 2 de setembro de 2019

Neste dia, levamos materiais para produzir o painel de fundo para o jornal em vídeo. Alguns alunos nos ajudaram a produzir o painel, a outra parte produziu matérias para o jornal. 

14, 21 e 28

Nós fomos liberados das reuniões desses dias por conta da nossa participação no EPIBID. 

Quarta, 28 de agosto de 2019.

[ ]

Segunda, 26 de agosto de 2019.

Neste dia, fomos dispensados por conta da festa do grêmio estudantil. Mas pedimos para que os alunos registrassem tudo para colocar na parte de festividades, do jornal digital. 

Quarta, 21 de agosto de 2019.

Os alunos começaram a produzir o jornal, e também mostraram interesse em fazer um jornal em formado de vídeo. A partir disso, selecionamos alguns âncoras. 

Segunda, 19 de agosto de 2019

Neste dia, falamos sobre o jornal digital para os alunos, e pedimos para eles escolherem colunas para o jornal. Para isso, dividimos os alunos em grupo, onde cada grupo ficaria responsável por uma coluna, além disso, separamos alguns alunos para ficarem como editores. 

Por último fizemos uma votação para escolher o nome do jornal, e o nome escolhido foi Santos Dummont News. As colunas também foram escolhidas: Meio ambiente, educação, entretenimento, fofocas, curiosidades e notícias. 

EPIBID

Neste dia, fomos para uma roda de conversa com o pessoal do PIBID - Pedagogia, no evento EPIBID.

Inicialmente, o pessoal de pedagogia apresentou estratégias para melhorar o ensino - aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental.

Após, nós do PIBID Letras - Português, fizemos uma retrospectiva da nossa experiência; falamos sobre os projetos de leitura, as dificuldades, realizações, e encerramos mostrando a ideia do jornal digital, que é o nosso trabalho final. 

Quarta, 7 de agosto de 2019

Neste dia, aproveitamos o tempo da reunião para organizar nossa apresentação no evento EPIBID. 

Quarta, 7 de agosto de 2019.

Neste dia, fizemos a dinâmica dita na postagem anterior. 
Os alunos foram divididos em 4 grupo: Pragas, elite, anônimos e blacks, e ficaram todos em fila. Quando as bolsistas Emmilly e Bárbara sinalizassem, um membro de cada equipe teria que correr até onde eu estava e tocar na minha mão, o que tocasse primeiro teria a oportunidade de responder uma questão referente ao conteúdo Figuras de Linguagem. 

A dinâmica foi um sucesso e todos os alunos aprovaram a ideia. 



Quarta, 31 de julho de 2019.

Neste dia, os coordenadores foram à escola Onélia Campelo apresentar o jornal digital para os alunos do 8º A e B.


Quarta, 24 de julho de 2019

Nesta reunião, inicialmente, as bolsistas Clarice e Welita apresentaram suas experiências com a leitura. Depois, os coordenadores mostraram algumas narrativas digitais, sugerindo que fizéssemos com os alunos.


Após esse momento, o professor Fernando mostrou o jornal digital feito pela ex orientanda dele, que basicamente consistia em  memes sobre alguns problemas da escola e do bairro. 

Falamos também sobre o EPIBID, onde todos os pibidianos participariam de uma roda de conversa. 

Quarta, 24 de julho de 2019.

Neste dia, nós assumimos a turma. A bolsista Bárbara conduziu a aula apresentando as figuras de linguagem Onomatopeia, sinestesia e paradoxo.

Depois disso, decidimos que na próxima aula iriamos fazer uma dinâmica para os alunos fixarem o conteúdo.

Segunda, 22 de julho de 2019

Neste dia, a professora Socorro iniciou o assunto Figuras de Linguagem, com as figuras: metáfora, comparação, personificação, hipérbole e eufemismo. Como de costume, a professora escreveu o conteúdo no quadro e depois pediu para que os alunos respondessem algumas questões do livro. 

Percebemos que existe uma grande lacuna no que diz respeito ao conteúdo Figuras de Linguagem no livro, tendo isso em mente, planejamos conduzir a próxima aula e mostrar algumas figuras que não estão no livro didático. 

Quarta, 17 de julho de 2019.

Não tivemos reunião pois nossos coordenadores estavam em um evento em São Paulo.

Quarta, 17 de julho de 2019.

Neste dia, o bolsista Jadson entrou no nosso grupo, já que uma integrante precisou sair. Ademais, apenas observamos a aula. 

10 a 19/06/2019

Entre esses dias não houve atividades na escola, pois esta estava em período de prova.

Quarta-feira, 5 de junho de 2019

Os nossos coordenadores cancelaram a reunião.

sábado, 16 de novembro de 2019

Quarta-feira, 5 de junho de 2019.

Enfim, o grande dia da culminância do projeto de leitura chegou!!!

Os nossos alunos do oitavo ano a se apresentaram, sendo primeiro a peça e logo depois a dança. Tivemos problemas com o equipamento de som da escola, que estava em péssimo estado. Mas mesmo com todos os obstáculos, os alunos se saíram muito bem. Afinal, eles já estão acostumados com essa falta de preparo tecnológico, infelizmente. 

Segunda-feira, 3 de junho de 2019.

Neste dia, não tivemos atividades na escola, pois era a semana de provas. 

Quarta-feira, 29 de maio de 2019.

Este foi um dia muito importante para todos nós pibidianos, pois esclarecemos muitas dúvidas sobre os cortes das bolsas; ficamos sabendo como isso afetaria nosso projeto. Para isso, tivemos uma roda de conversa no hall da Fale, com alunos bolsistas PIBID, de vários cursos, e com professores do IFAL. 
Mais do que nunca percebemos que tínhamos que ficar unidos, pois agora não era mais permitido a substituição de bolsistas.

Quarta-feira, 29 de maio de 2019.

Neste dia, produzimos o mural com a turma. Os alunos levaram desenhos, tintas coloridas e alguns enfeites para pôr no mural. Todos colocaram a mão na massa, literalmente! 
Ademais, ensaiamos novamente com a turma, pois o dia da apresentação já estava chegando. 

Segunda-feira, 27 de maio de 2019.

Bárbara, Emmilly e Letycia ficaram com o pessoal da peça, enquanto eu e Beatriz ensaiamos a dança com o restante da turma. 

Quarta-feira, 15 de maio de 2019

Não tivemos nenhuma atividade neste dia, por causa da Greve geral da educação. 

Quarta-feira, 22 de maio de 2019.

Nesta reunião, Karol e Afonso apresentaram suas experiências com a leitura. Após isso, o professor Luís Fernando fala sobre algumas mudanças no QR. 

Segunda-feira, 20 de maio, e quarta-feira, 22 de maio.

Nestes dias, eu e Beatriz ensaiamos a dança com os alunos, e as outras meninas ficaram auxiliando na peça. 

Segunda-feira, 13 de maio.

Neste dia, a professora de história cedeu suas duas aulas para que pudéssemos adiantar um pouco mais o projeto. Sendo assim, dividamos nossa equipe: Emmilly, Bárbara e Letycia ficaram responsáveis por coordenar a peça; eu e Beatriz ficamos responsáveis pela dança. Como a dança precisa de um espaço maior, levamos os alunos para o pátio, e os da peça permaneceram na sala, com suas respectivas coordenadoras. 

Quarta-feira, 8 de maio.

Neste dia, fizemos um quiz com os alunos. Dividimos a turma em duas esquipes: branca e vermelha. A equipe branca saiu vencedora, mas todos pareciam bem empolgados com a dinâmica. 

Segunda-feira, 6 de maio de 2019.

Neste dia, começamos o dia de maneira atípica, pois os alunos estavam quietos, aproveitando esse fenômeno, a professora Socorro fez a chamada. Mas, em um dado momento, a professora precisou se ausentar, e logo começou a agitação. 

A felicidade dura pouco, amados! rsrsrs

Quarta-feira, 1 de maio de 2019.

Neste dia não tivemos aula e nem reunião, em virtude do feriado. 

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Neste dia, 29 de abril de 2019.

Neste dia, levamos os alunos para o pátio e formamos uma roda de conversa. Os alunos falaram sobre o livro, até mesmo aqueles que são mais calados. A maioria opinou, falou sobre os personagens, o que gostou e o que não gostou. 

Quarta-feira, 24 de abril de 2019.

A fim de despertar o interesse dos alunos para a história do livro, planejamos algumas atividades, como caça palavras, com alguns nomes do personagens do livro, depois, produzirem uma história com os personagens encontrados. Inicialmente, nossa ideia era misturar as histórias e assim os alunos leriam as histórias dos colegas, mas percebemos que não daria tempo, então pedimos que os alunos fizessem a leitura  das suas próprias histórias. 

Segunda-feira, 22 de abril de 2019.

Por causa da chuva, muitos alunos não foram para escola. Alguns alunos levaram alguns textos sobre o livro, outros, desenhos. Ficamos animadas, pois percebemos que finalmente os alunos estavam levando o projeto a sério. 

A professora continua o assunto da aula anterior, ou seja, o uso dos porquês.

Quartas-feiras, 17 e 24 de abril.

Não tivemos as reuniões destes dias, pois nossos orientadores precisaram se ausentar por motivos médicos.

Quarta-feira,, 17 de abril de 2019.

Neste dia, dividimos as funções dos alunos. Fizemos a votação para escolher o diretor da peça. Ítalo foi o escolhido. A bolsista Beatriz dividiu os grupos de leitura e pintura: um para desenhar uma nova capa para o livro, um para desenhar um cena e um para desenhar alguns personagens. Após esse momento, a professora Socorro iniciou o assunto do uso dos porquês.

Segunda-feira, 15 de abril.

Neste dia, voltamos para o auditório e terminamos de assistir ao filme Alice no país no País das Maravilhas. O auditório permanece em situação precária, assim como quase toda a escola. Diante disso, fica ainda mais complicado ter um momento de bem-estar com os alunos, pois o ambiente não ajuda muito. Iniciamos uma discussão sobre o filme, e claro, sobre o livro. A bolsista Beatriz leu um poema que estava no livro, e também foi dito no filme. Alguns alunos disseram que já tinham passado dessa parte do livro, outros disseram que estavam ansiosos para o desfecho. Essa interação nos deixou bastante animadas, pois percebemos interesse de muitos. Também conseguimos decidir o que fazer no projeto, e ficou combinado de metade dos alunos participarem da peça, e a outra metade do mural. Os alunos pareceram empolgados com a ideia. 

Quarta-feira, 10 de abril de 2019.

Nesta reunião, o professor Luís Fernando começou justificando a ausência da professora Andréa, que estava numa reunião no PROFLETRAS. Depois, o professor Luís mostra o blog dele, atentando para a pedagogia transmídia, que é o nosso objeto de estudo. Sendo assim, ele mostra as várias formas de dar aula utilizando esses métodos. Após isso, o bolsista Elvys apresenta sua inserção no mundo da leitura. 

Quarta-feira, 10 de abril de 2019.

Neste dia, a professora Socorro precisou se ausentar, sendo assim, não fomos à escola. 

Segunda-feira, 8 de abril de 2019.

Neste dia, pensando em despertar o interesse dos alunos para o livro do projeto e também de tirá-los da rotina de sala de aula, levamos o 8º A para o auditório, onde assistimos ao filme Alice no País das Maravilhas", de Tim Burtom. Lá, ouvimos dos alunos comentários muito bons sobre o filme, e também sobre o interesse de ler o livro. Vale ressaltar que o livro escolhido para o projeto do oitavo ano a é uma releitura do Livro Alice no País das Maravilhas.

Quarta-feira, 3 de abril.

Neste encontro, falamos acerca dos boocktubers, mas alguns alunos não gostaram da ideia, por terem vergonha, falta de habilidade com tecnologia, etc. No entanto, o professor Luís Fernando explicou que em alguns momentos, precisamos fazer algo que não gostamos, o que é bem verdade. falamos, também, sobre os progressos do projeto, o que ocupou as horas finais da reunião. 

Quarta-feira, 3 de abril de 2019.

Neste dia, como de costume, os alunos estavam agitados, e para tentar contê-los, a professora Socorro fala sobre a reunião de pais e professores, diminuindo um pouco a euforia dos alunos. A professora Socorro passa uma atividade no quadro, sobre objeto direto e indireto, e para facilitar a compreensão, a professora inicia o assunto com o texto "Quem inventou a pipoca?", levantando questionamentos interessantes. A partir disso, os alunos puderam desenvolver melhor a atividade. No mais, os alunos ainda não tinham lido o livro para o projeto, tendo em vista essa problemática, eu e minha equipe resolvemos montar um questionários sobre o livro, com as partes mais interessantes, a fim de chamar a atenção deles. 

Segunda-feira, 1 de abril de 2019

Neste dia, a turma estava um pouco vazia, pois muitos alunos tinham faltado. A professora Socorro chama a atenção dos alunos acerca das notas baixas, informa que por conta disso, dará ponto por bom comportamento, a fim ajudá-los. Ademais, perguntamos sobre o projeto, mas os alunos ainda não sabiam o que fazer, sendo assim, pedimos para eles continuarem com a leitura do livro.

sexta-feira, 29 de março de 2019

Quarta 27/03


Não tivemos reunião neste dia pois a professora Andréa precisou ir a uma reunião do PROF-LETRAS, e o professor Fernando precisou se ausentar por motivos médicos.

Dia 25 e 27/03.

Não tivemos aula nestes dias pois a escola Onélia estava em período de provas. 

Quarta, 20/03.

A bolsista Maria Clara incia a reunião falando sobre sua experiência com a literatura, e depois discutimos sobre as diferentes formas de cada um entrar nesse mundo, os diferentes tipos de livros e como tudo isso é importante.

O professor Fernando nos mostrou, novamente, o infográfico, e falou sobre algumas possíveis atividades para trabalhar com os alunos. Depois, mostrou uma espécie de roteiro que será distribuído para cada supervisor. O roteiro será preenchido com o supervisor e seu respectivo grupo. 

O professor também nos apresenta o site que ele criou, cujo nome é "O código literário: difusão digital da literatura",  a fim  de ajudar no acesso aos livros.

Por fim, os professores avisam que não haverá reunião na próxima semana, e como será semana de prova na Onélia, também não precisaremos ir. 

Ah, fomos surpreendidos com a notícia de que teremos ar condicionado e-e mal posso esperar!!!

Quarta, 20/03


Neste dia, resolvemos fazer uma revisão, visto que a próxima semana seria de prova. Então revisamos sobre: sujeito indeterminado e emprego do s e z. 

Bea e Letycia escrevem alguns conceitos no quadro, e os alunos demoram um pouco para escrever no caderno. Depois, elas explicam o assunto, sempre perguntando se os alunos estão entendendo e incentivando a participação dos alunos. 

Após esse momento, e depois de responder todas as duvidas dos alunos, Bea aproveita para perguntar sobre a leitura do livro escolhido para o projeto, porém a resposta não foi muito boa. Os alunos ainda não tinham começado a ler, mesmo já tendo acesso ao livro. E foi a partir disso que nós pedimos para que eles lessem, ao menos, os 4 primeiros capítulos até a semana depois da prova para que pudéssemos discutir sobre o que fazer para o projeto. 

Segunda, 18/03.


A professora Socorro avisa que vai precisar sair mais cedo, pois tinha uma consulta médica marcada. Ela passa um trabalho valendo nota e a psicopedagoga da escola fica na sala, orientando os alunos. 

Com a notícia que seriam liberados mais cedo, os alunos ficam eufóricos, e a psicopedagoga precisa pedir silêncio várias vezes, principalmente na momento da chamada. Percebi que a maioria dos alunos fizeram o exercício, entretanto alguns ficaram apenas conversando.

Quarta, 13/03.

No primeiro momento da reunião a professora Andréa pediu para a Bea falar sobre a apresentação dela nas turmas. Bea conta que algumas turmas estavam dispersas, outras mais concentradas... mas de modo geral, a apresentação foi bastante positiva, e inclusive, ajudou uma turma a escolher o livro para o projeto de leitura. 

Depois, o Professor Fernando ressaltou a importância de ouvir os alunos, pois dessa maneira eles vão perceber que a opinião deles  também importam. O professor concluí falando da modalidade transmídia, a qual pretende ampliar as possibilidades acerca da literatura.

Ao final da reunião, o Bolsista Rondinelle também fala sobre sua experiência com a literatura, e em vários momentos soltamos boas gargalhadas, pois a apresentação tinha muito humor. Realmente muito boa!!
 

Quarta, 13/03.


Neste dia, a Beatriz contou sua experiência com a leitura para os alunos. Eu já esperava uma reação positiva da turma, pois percebi que essa turma em especial, tem como gênero de livro favorito a Aventura, e é exatamente o que a Bea mais lê. 

Durante a apresentação, notei que a maioria dos alunos estavam concentrados e animados, e a cada livro que a Bea mostrava, os alunos ficavam mais empolgados. No entanto, o acume de animação da turma, principalmente dos meninos, veio quando a Bea falou sobre o Naruto. 

No decorrer da apresentação, ouvi alguns comentários: "vou procurar pra ler depois" ; "todos são ótimos" ; "quero todos"... Esses comentários me deixaram bastante animada, pois pude ver o retorno dos alunos. 

Depois da apresentação, a professora Socorro fez a leitura coletiva de um texto do livro didático. 

terça-feira, 12 de março de 2019

Recesso

NO PERÍODO DE 28 A 6 DE MARÇO, HOUVE O RECESSO DO CARNAVAL. 

Quarta, 27/2

Nesta reunião iniciamos falando sobre os materiais que foram enviados para o PIBID, e sobre a proposta do livro digital. As bolsistas Valquisandra e Letícia falaram sobre a presentação delas na escola, e ouvimos as perspectivas dos professores supervisores e dos próprios bolsistas. No geral, as apresentações foram positivas. No final, Beatriz fala sobre sua experiência com a literatura. 

Quarta, 27/2

Neste dia, a bolsista Valquisandra fez a mesma coisa que Letícia Vita, contou sua experiência com a literatura e mais um bônus com uma pequena encenação teatral. Desta vez, os alunos ficaram muito empolgados, eles ficaram muito animados quando Valquisandra falou sobre a ligação dela com o teatro e literatura. Após a apresentação da bolsista, e aproveitando o gancho, falamos sobre alguns livros para o projeto. A bolsista Beatriz contou resumidamente a história de alguns livros, e nesse momento os alunos pareciam muito animados, escutamos muitos comentários positivos: "quero ler todos", "todos são bons, não sei qual escolher", "me empresta todos?", e etc... ficamos contentes pela aprovação dos alunos. Depois, fizemos a votação para decidir qual dos livros iriamos trabalhar na turma. O livro mais votado foi uma releitura de Alice no país das maravilhas, cujo nome é "O lado mais sombrio". 

Seg, 25/02

Nesta aula, como combinado na reunião, a bolsista Letícia Vita foi em algumas salas, supervisionada pelas professoras Edlene e Socorro, contar sua experiência com a literatura. Letícia fala sobre o livro "Eu sou Malala", e em geral a turma ficou concentrada na fala da bolsista, mas uma aluna, em especial, nos chamou atenção pela interação assídua com Letícia; a menina já tinha conhecimento da história de Malala. Após esse momento, Socorro inicia a aula com o assunto Sujeito indeterminado, depois, passa uma atividade para concluir a aula. 

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Quarta 20/2

No primeiro momento da reunião, a professora Andréa falou sobre alguns conteúdos teóricos acerca da nossa postura no PIBID. Em seguida falamos sobre o projeto de leitura da escola Onélia Campelo, que tem como proposta a leitura universal, com isso, Andréa convidou as bolsistas Letícia Vita e Valquisandra para contar como foi a inserção delas na literatura. 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Quarta 20/2

Hoje viemos observar a aula dos alunos do 8°A. No primeiro momento a turma estava muito agitada, e a professora teve muita dificuldade de iniciar a aula. Depois de alguns minutos e insistência da professora por silêncio, os alunos começaram a fazer o exercício que a professora passou. Por um momento a professora precisou sair da sala de aula, e os alunos aproveitaram a situação para conversar. Depois, a professora voltou e continuou com as atividades.

Segunda 18/2

Neste dia nós viemos á escola, mas por motivos de saúde a professora Socorro não pôde comparecer. Em virtude disso, não tivemos contato com os alunos.

domingo, 17 de fevereiro de 2019

quarta, 13/2.

Nesta reunião, os nossos orientadores apresentaram a proposta para o plano de ensino, no qual tem como foco o uso de diferentes mídias com múltiplas linguagens, tendo como base teórica o letramento. A intertextualidade também está fortemente presente no plano, tendo em vista que um texto é construído com base em outros. O grande foco é envolver os alunos e a partir disso desenvolver a leitura e escrita destes. No final da reunião, a professora Andréa sugeriu que nós contássemos aos alunos como foi nossa inserção na literatura, e é o que faremos. 

Quarta, 13/2

Neste dia, nós propomos uma dinâmica para os alunos nos conhecerem melhor. Selecionamos algumas músicas atuais e que provavelmente os alunos iriam gostar. Quando a música parasse, um deles teria que nos perguntar algo, e assim foi. Nesse encontro pudemos sentir a energia dos alunos, conhecer um pouco deles e perceber aqueles mais participativos e aqueles que ficam mais quietos. Os alunos pareciam empolgados com a brincadeira e com a ideia da gente permanecer com eles nesse ano letivo. Eles pareciam curiosos para saber o que a gente faria nesse tempo, e inclusive essa foi uma das perguntas que eles nos fizeram. Também pareciam curiosos para saber o que a gente tinha achado deles. Ao final da aula, falamos sobre o projeto de leitura, pedimos que eles levassem algumas sugestões na próxima aula e explicamos como seria feita a escolha do livro. Primeiro teria esse momento no qual eles trariam algumas sugestões de gêneros, depois, na segunda etapa, eles levariam algumas sugestões de livros com o gênero escolhido, e finalmente seria feita uma votação e o livro seria escolhido democraticamente. Depois da explicação, a aula chegou ao fim.

segunda, 11/2.

Este foi o dia no qual voltamos para escola Onélia Campelo. Devo começar falando que não estamos mais com a mesma turma do ano letivo passado, porém continuamos com o oitavo ano. A princípio, fomos conhecer as novas turmas e fizemos uma breve apresentação. Depois, a professora Socorro continuou com a aula. 
Na hora do intervalo a nossa supervisora nos contou do projeto de leitura desse ano, e pediu nossa ajuda para orientar os alunos na escolha do livro a ser trabalho, já que o tema do projeto é "Literatura universal". À partir daí, pensamos em algumas sugestões para levar na próxima aula e em maneiras de saber qual o tipo de livro que agrade a turma. E decidimos que isso seria uma escolha unicamente deles. 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Tabela etnográfica

Infraestrutura física da escola:
Pessoal:
Projeto Pedagógico:
Relações Interpessoais:
“Começamos nossa coleta de dados fazendo uma entrevista com a diretora da Escola Estadual Onélia Campelo.

 Dados obtidos: 


A escola possui 1 laboratório de informática com internet.
Quem assume a secretaria é o diretor adjunto

A escola é composta por 15 salas de aula.

2 laboratórios.

Há uma biblioteca (funciona os três turnos), porém não há um bibliotecário.

 10 banheiros.

1 quadra poliesportiva.

1 pátio.

Não há praça.

 3 áreas de convivência.

Há carência em relação a iluminação.”
“2 diretores e 2 coordenadores sendo 1 pedagógico e outro articulador

7 colaboradores assumem os serviços gerais.

8 merendeiras.

4 vigias.

Tem uma equipe docente de 56 professores distribuídos pelos turnos matutino, vespertino e noturno. Segundo o Censo de 2017, a escola tem 1516 alunos distribuídos em 32 turmas. O ensino fundamental tem 770 alunos do o 6° ao 9° ano, o ensino médio do 1° ao 3° ano tem 347 alunos e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) tem 399 alunos.”
“Segundo ele (coordenador pedagógico), o PPP é antigo e não tem uma metodologia e nem teorias que levam a prática, sendo formado apenas pelo diagnóstico. O projeto encontra-se em processo de mudança, na qual a coordenação está revendo algumas teorias como: a do materialismo histórico-dialética, do Karl Marx; a teoria do objeto proximal, do Vygotsky; e sobre os aspectos socioculturais dos conteúdos, por Libâneo.” 

•ATIVIDADES EXTRACLASSE
1-Projeto de Leitura - uma vez ao ano;
2-Feira de Conhecimento - uma vez ao ano;
3-Jogos Internos - uma vez ao ano;
4- Dia da Família.

Os alunos sentem falta de excursões, como viagens, visitas à museus, parques e praças.”
“Em relação a convivência entre a coordenação, secretaria, funcionários e corpo docente. Segundo o coordenador da escola, ela é ótima e os problemas são pontuais. Quando há problemas os professores são chamados a atenção. As questões pertinentes à escola são resolvidas por meio do diálogo. E já aconteceu várias vezes dos professores serem devolvidos à Secretaria de Educação.”

VISÃO DOS ALUNOS
“A relação entre os alunos e coordenadores é bem complicada, pois quando precisam de ajuda, nem sempre são atendidos com cordialidade pelos coordenadores. Sempre com arrogância e superioridade. Existe uma clara falta de diálogo entre as partes.”

Quarta, 30. 1

Este foi o nosso segundo encontro do ano de 2019. No primeiro momento o professor Luiz Fernando explicou a ausência da professora Andréa, que estava numa reunião do PRO-FLETRAS. O professor expôs alguns de seus livros e logo depois falou sobre os recursos multimídias. No final da reunião o professor explicou o trabalho da próxima semana.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

terça, 29 de janeiro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso na Onélia. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

quinta, 25 de janeiro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

quarta, 23 de janeiro

Neste dia eu não pude comparecer na reunião, porém justifiquei minha ausência à orientadora. Lendo os blogs dos meus colegas, vi que foi discuta as teorias que trabalhamos na férias (PNC, BNCC), e foi comentado sobre as novas teorias que iremos trabalhar. Também houve a apresentação do grupo que foi ao Enalic. Para compensar a ausência dos bolsistas que não puderam ir, os orientadores passaram um trabalho para ser entregue na próxima reunião. 

terça, 22 de janeiro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

quinta, 17 de janeiro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

quarta, 16 de janeiro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

terça, 15 de janeiro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

quinta, 10 de janeiro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

quarta, 9 de janeiro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

terça, 8 de janeiro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

quinta, 5 de janeiro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

quarta, 2 de janeiro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

terça, 1 de janeiro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

quinta, 27 de dezembro

quarta, 26 de dezembro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

terça, 25 de dezembro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

quinta, 20 de dezembro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

quarta, 19 de dezembro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

terça, 18 de dezembro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

quinta, 13 de dezembro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

quarta, 12 de dezembro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

terça, 11 de dezembro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

quinta, 6 de dezembro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

quarta, 5 de dezembro

Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

Terça, 4 de dezembro


Em dezembro e janeiro tivemos recesso de final de ano na Onélia e na Ufal. À vista disso, fizemos atividades e resumos com base teórica no PNC e na BNCC. 

29 de novembro.

Neste dia, encerramos nossas atividades com os alunos. Foi um momento muito especial, pois saímos de lá com a sensação de dever cumprido, m...