terça-feira, 2 de outubro de 2018

Fragmentos da minha pesquisa etnográfica. (pesquisa em andamento)


Pesquisa Etnográfica

Infraestrutura da escola Onélia Campelo através do olhar dos alunos.
Faixa etária dos alunos entrevistados: de 13 a 15 anos.

Ao abordar o assunto “infraestrutura”, os alunos, prontamente, falaram sobre as pichações que estão por toda parte da escola. Um aluno diz a seguinte frase: “É bom que ‘nós’ reclama e nós mesmo que ‘picha’”. L.G,15 anos.  Em seguida, é falado sobre a situação dos ventiladores que estão quebrados, a falta de bancas e carteiras, o calor por conta da falta de ventiladores. “Se não abrir a porta e janelas, é frango assado”. V.H, 15 anos.
Perguntei sobre a utilização do laboratório, os alunos dizem que nunca foram. “fica só na vontade. Só fui até a porta, mas não é essas coisas não”. L.O,15 ANOS. Questionei sobre o acesso à internet, os alunos dizem que só tiveram acesso porque hackeram a senha, mas depois a secretária trocou a senha e os alunos perderam o acesso. “Porque não usava ‘pra’ estudar, só jogar, essas coisas...”.
Os discentes falam sobre a biblioteca: “ Não tem o que falar, é ótimo”. R.O 15 anos. Em seguida, pergunto sobre a infraestrutura dos banheiros. “Não tem porta, não tem água, não tem papel higiênico. Sabe o que lá tem de muito? É germe” R.O 15 anos. A situação do banheiro é precária, os alunos mal conseguem entrar para fazer suas necessidades, além disso, os alunos comentam sobre um grande problema que a coordenação da escola já vem tentando combater, o uso de maconha no banheiro.
A quadra de esporte também está em um estado deplorável, afirmam os alunos. Alegam que quando precisam beber água, bebem na torneira do banheiro, por falta de bebedouro. Questiono sobre a merenda da escola. Um deles dispara: “Coisa boa é só uma vez por ano, e às vezes nem dá ‘pra’ todo mundo”. Pergunto se os alunos têm um local de lazer na escola, a reposta foi imediata, dita em um tom de gozação “ só em casa, ou quando rola briga, aí a gente sai ‘pra’ olhar”. Um dos alunos comenta sobre a última briga na escola: “o pau comeu! Aqui tem mais briga de menina, ficam brigando por ‘macho’”. Os alunos passam certa de cinco minutos relembrando o ocorrido.
Pergunto se os alunos gostariam de algo que não tem na escola, o mais novo da turma, em tom de sarcástico diz: “comida boa”, os outros alunos rapidamente concordam e fazem maus comentários sobre a merenda da escola. Em seguida, ele dizem que gostariam que tivesse teatro, e apresentações durante o intervalo, como meio de descontração, falam também que queriam aulas de informática, um locas para fazer pesquisas, mais aulas de educação física e inglês. O último comentário foi sobre a segurança da escola: “queria mais segurança, aqui é assalto todo dia na porta”. V.H 15 anos.







obs: esta é a primeira parte da minha pesquisa, pois ainda estou em fase de construção. Ressalto que a estrutura da pesquisa precisa ser trabalhada.

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