Pesquisa Etnográfica
Infraestrutura da escola
Onélia Campelo através do olhar dos alunos.
Faixa etária dos alunos
entrevistados: de 13 a 15 anos.
Ao abordar o assunto
“infraestrutura”, os alunos, prontamente, falaram sobre as pichações que estão
por toda parte da escola. Um aluno diz a seguinte frase: “É bom que ‘nós’
reclama e nós mesmo que ‘picha’”. L.G,15 anos.
Em seguida, é falado sobre a situação dos ventiladores que estão
quebrados, a falta de bancas e carteiras, o calor por conta da falta de
ventiladores. “Se não abrir a porta e janelas, é frango assado”. V.H, 15 anos.
Perguntei sobre a utilização
do laboratório, os alunos dizem que nunca foram. “fica só na vontade. Só fui
até a porta, mas não é essas coisas não”. L.O,15 ANOS. Questionei sobre o
acesso à internet, os alunos dizem que só tiveram acesso porque hackeram a senha,
mas depois a secretária trocou a senha e os alunos perderam o acesso. “Porque
não usava ‘pra’ estudar, só jogar, essas coisas...”.
Os discentes falam sobre a
biblioteca: “ Não tem o que falar, é ótimo”. R.O 15 anos. Em seguida, pergunto
sobre a infraestrutura dos banheiros. “Não tem porta, não tem água, não tem
papel higiênico. Sabe o que lá tem de muito? É germe” R.O 15 anos. A situação
do banheiro é precária, os alunos mal conseguem entrar para fazer suas necessidades,
além disso, os alunos comentam sobre um grande problema que a coordenação da escola
já vem tentando combater, o uso de maconha no banheiro.
A quadra de esporte também
está em um estado deplorável, afirmam os alunos. Alegam que quando precisam beber
água, bebem na torneira do banheiro, por falta de bebedouro. Questiono sobre a
merenda da escola. Um deles dispara: “Coisa boa é só uma vez por ano, e às
vezes nem dá ‘pra’ todo mundo”. Pergunto se os alunos têm um local de lazer na
escola, a reposta foi imediata, dita em um tom de gozação “ só em casa, ou
quando rola briga, aí a gente sai ‘pra’ olhar”. Um dos alunos comenta sobre a última
briga na escola: “o pau comeu! Aqui tem mais briga de menina, ficam brigando
por ‘macho’”. Os alunos passam certa de cinco minutos relembrando o ocorrido.
Pergunto se os alunos
gostariam de algo que não tem na escola, o mais novo da turma, em tom de sarcástico
diz: “comida boa”, os outros alunos rapidamente concordam e fazem maus
comentários sobre a merenda da escola. Em seguida, ele dizem que gostariam que
tivesse teatro, e apresentações durante o intervalo, como meio de descontração,
falam também que queriam aulas de informática, um locas para fazer pesquisas,
mais aulas de educação física e inglês. O último comentário foi sobre a segurança
da escola: “queria mais segurança, aqui é assalto todo dia na porta”. V.H 15
anos.
obs: esta é a primeira parte da minha pesquisa, pois ainda estou em fase de construção. Ressalto que a estrutura da pesquisa precisa ser trabalhada.
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