sábado, 13 de outubro de 2018



Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
Escola Estadual Onélia Campelo
Série: 8º ano Turma: A; 8º ano Turma: B
Professora: Socorro
Observadora Participante: Aline Wivian Santos Silva
Data: 27/09/2018 e 11/10/2018
Horário de início: 07h00
Horário de término: 11h00
Quantidades de alunos presentes: Turma A: 39 alunos; Turma B: 44 alunos

Pesquisa Etnográfica realizada na Escola Estadual Onélia Campelo, situada no bairro Santos Dummont, em Maceió – AL, na Rua Santa Terezinha, s/nº.

DIAGNÓSTICO ETNOGRÁFICO

Nível de ensino: Fundamental de 6º ao 9º ano, Ensino Médio 1º ano 3º ano e Educação de jovens e adultos – EJA.

  • ·         Pessoal:

Total de estudantes: 11.516 estudantes distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite.
Total de professores: 56 professores distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite.
  • ·         Infraestrutura

Organização da escola: 15 salas de aula, 01 laboratório de informática e robótica, 01 laboratório de ciências, 01 laboratório de matemática, 01 sala de recursos multimídias para alunos especiais, 01 biblioteca, 01 auditório, 01 pátio grande coberto, 01 bloco administrativo ( com secretaria e arquivo, sala de direção, sala de coordenação pedagógica para alunos, sala de material didático e 02 banheiros, 04 banheiros para os alunos: 02 masculinos 02 femininos, 01 cantina, 01 refeitório, 01 cozinha, 01 despensa, 01 espaço para instalação de elevador, 01 ginásio esportivo com sala e banheiro para professor, dois banheiros (femininos e masculinos) e despensa para material esportivo, tv, antena parabólica, copiadora e Datashow.
Biblioteca: 21 prateleiras de livros. Alguns livros estão empoeirado e há infiltrações nas paredes. Os livros são do gênero Infanto juvenil, poesia, bíblicos infantis e didáticos.
  • ·         Infraestrutura a partir da visão dos alunos

Ao abordar o assunto Infraestrutura, os alunos, prontamente, falaram sobre as pichações que estão por toda parte da escola. Um aluno diz a seguinte frase: “É bom que ‘nós’ reclama e nós mesmo que ‘picha’” (L G).  Em seguida, é falado sobre a situação dos ventiladores que estão quebrados, a falta de bancas e carteiras, o calor por conta da falta de ventiladores. “Se não abrir a porta e janelas, é frango assado”. (V H). Perguntei sobre a utilização do laboratório, os alunos dizem que nunca foram. “ fica só na vontade. Só fui até a porta, mas não é essas coisas não”. (L O).
Acesso à internet: Os alunos alegam que só tiveram acesso porque hackeram a senha, mas depois a secretária a trocou e os alunos perderam o acesso. “Porque não usava ‘pra’ estudar, só jogar, essas coisas...”. C.G.
Biblioteca: Os estudantes afirmam que não há problema na biblioteca da escola.” “Não tem o que falar, é ótimo”. (R O).
Banheiros: “Não tem porta, não tem água, não tem papel higiênico. Sabe o que lá tem de muito? É germe” (R O). A situação do banheiro é precária, os alunos mal conseguem entrar para fazer suas necessidades, além disso, os alunos comentam sobre um grande problema que a coordenação da escola já vem tentando combater, o uso da maconha no banheiro.
Quadra de esporte: Os alunos argumentam que a quadra está em estado deplorável, e quando precisam beber água, bebem na torneira do banheiro, por falta de bebedouro.
Merenda escolar: Um dos alunos dispara: “Coisa boa é só uma vez por ano, e às vezes nem dá ‘pra’ todo mundo”. (A S).
Local de lazer: Os alunos falam sobre locais de lazer na escola, em um tom de gozação “ só em casa, ou quando rola briga, aí a gente sai ‘pra’ olhar”. Um dos alunos comenta sobre a última briga na escola: “o pau comeu! Aqui tem mais briga de menina, ficam brigando por ‘macho’”. Os alunos passam cerca de cinco minutos relembrando o ocorrido. Pergunto se os alunos gostariam de algo que não tem na escola, o mais novo da turma, em tom sarcástico diz: “comida boa”, os outros alunos rapidamente concordam e fazem maus comentários sobre a merenda da escola. Em seguida, eles dizem que gostariam que tivesse teatro e apresentações durante o intervalo, como meio de descontração, falam também que queriam aulas de informática, um local para fazer pesquisas, mais aulas de educação física e inglês. O último comentário foi sobre a segurança da escola: “queria mais segurança, aqui é assalto todo dia na porta”. (V H).
  • ·         Relações interpessoais

Bullying: Para combater a problemática do bullying e da indisciplina, o corpo docente dão orientações aos alunos e a escola apresenta palestras sobre o assunto.
Método de punição: Suspensão ou transferência.
Relação da escola com a política: A escola é sede para a votação nos períodos de eleição.
  • ·       Relações interpessoais a partir da visão dos alunos: Os alunos contam que já sofreram muito bullying na escola. “Se você não ficar esperto, leva ‘bolo’”. (I S). “Ah, aqui é normal!” (C E). Um dos alunos alega sofrer bullying constantemente, mas diz que aprendeu a não se importar. “Quase todo mundo me chama de gordinho, mas eu não ligo. E o povo ‘tá’ mentindo?” (L G)

Intervenção dos professores e coordenadores em casos de bullying: “tem professores que ajudam, outros não fazem nada.” (L G).
Racismo: Os alunos dizem que nunca viram casos de racismo na escola. “eu aceito a pessoa se ela for branca, morena, qualquer cor. ‘Pra’ mim, cor não muda o caráter, somos todos caráter.”  “A gente aqui respeita todo mundo”.
Relação do professor com os alunos: Os estudantes descrevem tal relação como sendo de autoridade da parte dos professores. “É obrigação deles mandar na gente”. (L G).
·      Projeto Pedagógico: A escola está refazendo o Projeto Pedagógico Nacional, com foco na formação continuada, com base nas teorias de histórico dialética, de Marx, teoria do objeto proximal, de Vygostsky e teoria social cultural, de Libâneo.
Eventos esportivos: Jogos internos, copinha Bom de Bola e gincana.
Eventos extraclasses: Projeto de leitura, feira de conhecimento, jovem aprendiz, projeto cidadania e projeto mãe solteira.



Laboratório de informática
Laboratório de ciências

  

Laboratório de ciências





Laboratório de ciências

Laboratório de ciências

Laboratório de informática





Nenhum comentário:

Postar um comentário

29 de novembro.

Neste dia, encerramos nossas atividades com os alunos. Foi um momento muito especial, pois saímos de lá com a sensação de dever cumprido, m...