Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
Escola
Estadual Onélia Campelo
Série:
8º ano Turma: A; 8º ano Turma: B
Professora:
Socorro
Observadora
Participante: Aline Wivian Santos Silva
Data:
27/09/2018 e 11/10/2018
Horário
de início: 07h00
Horário
de término: 11h00
Quantidades
de alunos presentes: Turma A: 39 alunos; Turma B: 44 alunos
Pesquisa Etnográfica
realizada na Escola Estadual Onélia Campelo, situada no bairro Santos Dummont,
em Maceió – AL, na Rua Santa Terezinha, s/nº.
DIAGNÓSTICO
ETNOGRÁFICO
Nível de ensino: Fundamental
de 6º ao 9º ano, Ensino Médio 1º ano 3º ano e Educação de jovens e adultos –
EJA.
- · Pessoal:
Total de estudantes: 11.516
estudantes distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite.
Total de professores: 56
professores distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite.
- · Infraestrutura
Organização da escola: 15
salas de aula, 01 laboratório de informática e robótica, 01 laboratório de
ciências, 01 laboratório de matemática, 01 sala de recursos multimídias para
alunos especiais, 01 biblioteca, 01 auditório, 01 pátio grande coberto, 01 bloco
administrativo ( com secretaria e arquivo, sala de direção, sala de coordenação
pedagógica para alunos, sala de material didático e 02 banheiros, 04 banheiros
para os alunos: 02 masculinos 02 femininos, 01 cantina, 01 refeitório, 01
cozinha, 01 despensa, 01 espaço para instalação de elevador, 01 ginásio
esportivo com sala e banheiro para professor, dois banheiros (femininos e
masculinos) e despensa para material esportivo, tv, antena parabólica,
copiadora e Datashow.
Biblioteca: 21 prateleiras
de livros. Alguns livros estão empoeirado e há infiltrações nas paredes. Os
livros são do gênero Infanto juvenil, poesia, bíblicos infantis e didáticos.
- · Infraestrutura a partir da visão dos alunos
Ao abordar o assunto
Infraestrutura, os alunos, prontamente, falaram sobre as pichações que estão
por toda parte da escola. Um aluno diz a seguinte frase: “É bom que ‘nós’
reclama e nós mesmo que ‘picha’” (L G).
Em seguida, é falado sobre a situação dos ventiladores que estão
quebrados, a falta de bancas e carteiras, o calor por conta da falta de
ventiladores. “Se não abrir a porta e janelas, é frango assado”. (V H).
Perguntei sobre a utilização do laboratório, os alunos dizem que nunca foram. “
fica só na vontade. Só fui até a porta, mas não é essas coisas não”. (L O).
Acesso à internet: Os alunos
alegam que só tiveram acesso porque hackeram a senha, mas depois a secretária a
trocou e os alunos perderam o acesso. “Porque não usava ‘pra’ estudar, só
jogar, essas coisas...”. C.G.
Biblioteca: Os estudantes
afirmam que não há problema na biblioteca da escola.” “Não tem o que falar, é
ótimo”. (R O).
Banheiros: “Não tem porta,
não tem água, não tem papel higiênico. Sabe o que lá tem de muito? É germe” (R
O). A situação do banheiro é precária, os alunos mal conseguem entrar para
fazer suas necessidades, além disso, os alunos comentam sobre um grande
problema que a coordenação da escola já vem tentando combater, o uso da maconha
no banheiro.
Quadra de esporte: Os alunos
argumentam que a quadra está em estado deplorável, e quando precisam beber
água, bebem na torneira do banheiro, por falta de bebedouro.
Merenda escolar: Um dos
alunos dispara: “Coisa boa é só uma vez por ano, e às vezes nem dá ‘pra’ todo
mundo”. (A S).
Local de lazer: Os alunos
falam sobre locais de lazer na escola, em um tom de gozação “ só em casa, ou
quando rola briga, aí a gente sai ‘pra’ olhar”. Um dos alunos comenta sobre a
última briga na escola: “o pau comeu! Aqui tem mais briga de menina, ficam
brigando por ‘macho’”. Os alunos passam cerca de cinco minutos relembrando o
ocorrido. Pergunto se os alunos gostariam de algo que não tem na escola, o mais
novo da turma, em tom sarcástico diz: “comida boa”, os outros alunos
rapidamente concordam e fazem maus comentários sobre a merenda da escola. Em
seguida, eles dizem que gostariam que tivesse teatro e apresentações durante o
intervalo, como meio de descontração, falam também que queriam aulas de
informática, um local para fazer pesquisas, mais aulas de educação física e
inglês. O último comentário foi sobre a segurança da escola: “queria mais
segurança, aqui é assalto todo dia na porta”. (V H).
- · Relações interpessoais
Bullying: Para combater a
problemática do bullying e da indisciplina, o corpo docente dão orientações aos
alunos e a escola apresenta palestras sobre o assunto.
Método de punição: Suspensão
ou transferência.
Relação da escola com a
política: A escola é sede para a votação nos períodos de eleição.
- · Relações interpessoais a partir da visão dos alunos: Os alunos contam que já sofreram muito bullying na escola. “Se você não ficar esperto, leva ‘bolo’”. (I S). “Ah, aqui é normal!” (C E). Um dos alunos alega sofrer bullying constantemente, mas diz que aprendeu a não se importar. “Quase todo mundo me chama de gordinho, mas eu não ligo. E o povo ‘tá’ mentindo?” (L G).
Intervenção dos professores
e coordenadores em casos de bullying: “tem professores que ajudam, outros não
fazem nada.” (L G).
Racismo: Os alunos dizem que
nunca viram casos de racismo na escola. “eu aceito a pessoa se ela for branca,
morena, qualquer cor. ‘Pra’ mim, cor não muda o caráter, somos todos caráter.” “A gente aqui respeita todo mundo”.
Relação do professor com os
alunos: Os estudantes descrevem tal relação como sendo de autoridade da parte
dos professores. “É obrigação deles mandar na gente”. (L G).
· Projeto Pedagógico: A escola está refazendo o
Projeto Pedagógico Nacional, com foco na formação continuada, com base nas
teorias de histórico dialética, de Marx, teoria do objeto proximal, de Vygostsky
e teoria social cultural, de Libâneo.
Eventos esportivos: Jogos
internos, copinha Bom de Bola e gincana.
Eventos extraclasses:
Projeto de leitura, feira de conhecimento, jovem aprendiz, projeto cidadania e
projeto mãe solteira.
![]() |
Laboratório de informática |
![]() |
Laboratório de ciências |
![]() |
Laboratório de ciências |
![]() |
Laboratório de ciências |
![]() |
Laboratório de ciências |
![]() |
Laboratório de informática |
![]() |
Nenhum comentário:
Postar um comentário