Neste dia, à pedido dos alunos, levamos algumas dinâmicas com o intuito de haver uma maior interação entre nós do PIBID e os alunos. Antes de começar a detalhar as dinâmicas, falarei um pouco sobre as duas turmas ( 8ª ano "a" e "b"). Percebemos que há uma diferença de idade muito visível nas duas turmas, e por consequência disso, em outros âmbitos também, pois as preferências , a maneira de se portar, de falar, de agir em determinadas situações, muda de acordo com a idade.
A faixa etária da turma "a", é de 13 anos, já da turma "b", varia de 13 a 15. À vista disso, procuramos pensar em dinâmicas que atendesse aos dois públicos. Uma coisa era certa, eles queriam nos conhecer melhor, então a primeira dinâmica consistiu em:
Colocar os alunos em circulo, entregar um objeto que seria passado de mão em mão, até alguém que estaria responsável pelo som, sem ver os alunos, pausar a música. A pessoa que ficasse com o objeto, teria que fazer uma pergunta para nós do PIBID, individualmente ou em grupo. Pensamos nos alunos que ficariam envergonhados ou sem ideias de perguntas, para estes, fizemos uma pequena lista com possíveis curiosidades. Pensamos também nas músicas que iríamos colocar, já que era um momento de descontração, escolhemos músicas que atendesse à todos os gostos - rolou um funk light-, e foi isso que aconteceu. Devo dizer que a brincadeira foi um sucesso, todos pareciam satisfeitos e felizes. Chegando ao fim da primeira dinâmica, a aluna Jhulia, deu a brilhante ideia dos papeis se inverterem, e agora, nós que faríamos as perguntas para eles, e assim foi feito.
A segunda dinâmica envolveu verbos e adjetivos, fizemos um "jogo da forca". Para isso, a turma foi dividia em dois grupos. A dinâmica foi um sucesso! os alunos ficaram ainda mais animados, porém o jogo terminou com um empate, na hora da decisão, tocou para o intervalo. Terminamos as dinâmicas com a turma B, fomos para o intervalo e depois para o 8ª a.
Lá, fizemos a primeira dinâmica do 8º b. Colocamos a turma em circulo, passamos o objeto e soltamos a música. Devido a turma ser mais tímida, não fizemos a segunda dinâmica do 8 b. Elaboramos outra dinâmica:
Todos os alunos escreveriam no papel uma prenda para uma determinada pessoa da turma fazer, colocariam o seu nome e para quem era. Depois de lermos todos os papéis e de todos darem gargalhadas com as prendas, contamos o objetivo e a moral da brincadeira., que se chama"o feitiço contra o feiticeiro" . Explicamos a moral, que é: não desejar para o outro aquilo que não quer para si. Explicamos de maneira mais demasiada. Depois, selecionamos as melhores prendas e os próprios autores delas, pagaram o "mico". Tudo de forma leve e divertida. Todos se divertiram e queriam mais, pena que o tempo passa rápido nos melhores momentos. E foi assim o nosso segundo dia na escola Onélia Campelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário