sábado, 16 de novembro de 2019

Quarta-feira, 5 de junho de 2019.

Enfim, o grande dia da culminância do projeto de leitura chegou!!!

Os nossos alunos do oitavo ano a se apresentaram, sendo primeiro a peça e logo depois a dança. Tivemos problemas com o equipamento de som da escola, que estava em péssimo estado. Mas mesmo com todos os obstáculos, os alunos se saíram muito bem. Afinal, eles já estão acostumados com essa falta de preparo tecnológico, infelizmente. 

Segunda-feira, 3 de junho de 2019.

Neste dia, não tivemos atividades na escola, pois era a semana de provas. 

Quarta-feira, 29 de maio de 2019.

Este foi um dia muito importante para todos nós pibidianos, pois esclarecemos muitas dúvidas sobre os cortes das bolsas; ficamos sabendo como isso afetaria nosso projeto. Para isso, tivemos uma roda de conversa no hall da Fale, com alunos bolsistas PIBID, de vários cursos, e com professores do IFAL. 
Mais do que nunca percebemos que tínhamos que ficar unidos, pois agora não era mais permitido a substituição de bolsistas.

Quarta-feira, 29 de maio de 2019.

Neste dia, produzimos o mural com a turma. Os alunos levaram desenhos, tintas coloridas e alguns enfeites para pôr no mural. Todos colocaram a mão na massa, literalmente! 
Ademais, ensaiamos novamente com a turma, pois o dia da apresentação já estava chegando. 

Segunda-feira, 27 de maio de 2019.

Bárbara, Emmilly e Letycia ficaram com o pessoal da peça, enquanto eu e Beatriz ensaiamos a dança com o restante da turma. 

Quarta-feira, 15 de maio de 2019

Não tivemos nenhuma atividade neste dia, por causa da Greve geral da educação. 

Quarta-feira, 22 de maio de 2019.

Nesta reunião, Karol e Afonso apresentaram suas experiências com a leitura. Após isso, o professor Luís Fernando fala sobre algumas mudanças no QR. 

Segunda-feira, 20 de maio, e quarta-feira, 22 de maio.

Nestes dias, eu e Beatriz ensaiamos a dança com os alunos, e as outras meninas ficaram auxiliando na peça. 

Segunda-feira, 13 de maio.

Neste dia, a professora de história cedeu suas duas aulas para que pudéssemos adiantar um pouco mais o projeto. Sendo assim, dividamos nossa equipe: Emmilly, Bárbara e Letycia ficaram responsáveis por coordenar a peça; eu e Beatriz ficamos responsáveis pela dança. Como a dança precisa de um espaço maior, levamos os alunos para o pátio, e os da peça permaneceram na sala, com suas respectivas coordenadoras. 

Quarta-feira, 8 de maio.

Neste dia, fizemos um quiz com os alunos. Dividimos a turma em duas esquipes: branca e vermelha. A equipe branca saiu vencedora, mas todos pareciam bem empolgados com a dinâmica. 

Segunda-feira, 6 de maio de 2019.

Neste dia, começamos o dia de maneira atípica, pois os alunos estavam quietos, aproveitando esse fenômeno, a professora Socorro fez a chamada. Mas, em um dado momento, a professora precisou se ausentar, e logo começou a agitação. 

A felicidade dura pouco, amados! rsrsrs

Quarta-feira, 1 de maio de 2019.

Neste dia não tivemos aula e nem reunião, em virtude do feriado. 

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Neste dia, 29 de abril de 2019.

Neste dia, levamos os alunos para o pátio e formamos uma roda de conversa. Os alunos falaram sobre o livro, até mesmo aqueles que são mais calados. A maioria opinou, falou sobre os personagens, o que gostou e o que não gostou. 

Quarta-feira, 24 de abril de 2019.

A fim de despertar o interesse dos alunos para a história do livro, planejamos algumas atividades, como caça palavras, com alguns nomes do personagens do livro, depois, produzirem uma história com os personagens encontrados. Inicialmente, nossa ideia era misturar as histórias e assim os alunos leriam as histórias dos colegas, mas percebemos que não daria tempo, então pedimos que os alunos fizessem a leitura  das suas próprias histórias. 

Segunda-feira, 22 de abril de 2019.

Por causa da chuva, muitos alunos não foram para escola. Alguns alunos levaram alguns textos sobre o livro, outros, desenhos. Ficamos animadas, pois percebemos que finalmente os alunos estavam levando o projeto a sério. 

A professora continua o assunto da aula anterior, ou seja, o uso dos porquês.

Quartas-feiras, 17 e 24 de abril.

Não tivemos as reuniões destes dias, pois nossos orientadores precisaram se ausentar por motivos médicos.

Quarta-feira,, 17 de abril de 2019.

Neste dia, dividimos as funções dos alunos. Fizemos a votação para escolher o diretor da peça. Ítalo foi o escolhido. A bolsista Beatriz dividiu os grupos de leitura e pintura: um para desenhar uma nova capa para o livro, um para desenhar um cena e um para desenhar alguns personagens. Após esse momento, a professora Socorro iniciou o assunto do uso dos porquês.

Segunda-feira, 15 de abril.

Neste dia, voltamos para o auditório e terminamos de assistir ao filme Alice no país no País das Maravilhas. O auditório permanece em situação precária, assim como quase toda a escola. Diante disso, fica ainda mais complicado ter um momento de bem-estar com os alunos, pois o ambiente não ajuda muito. Iniciamos uma discussão sobre o filme, e claro, sobre o livro. A bolsista Beatriz leu um poema que estava no livro, e também foi dito no filme. Alguns alunos disseram que já tinham passado dessa parte do livro, outros disseram que estavam ansiosos para o desfecho. Essa interação nos deixou bastante animadas, pois percebemos interesse de muitos. Também conseguimos decidir o que fazer no projeto, e ficou combinado de metade dos alunos participarem da peça, e a outra metade do mural. Os alunos pareceram empolgados com a ideia. 

Quarta-feira, 10 de abril de 2019.

Nesta reunião, o professor Luís Fernando começou justificando a ausência da professora Andréa, que estava numa reunião no PROFLETRAS. Depois, o professor Luís mostra o blog dele, atentando para a pedagogia transmídia, que é o nosso objeto de estudo. Sendo assim, ele mostra as várias formas de dar aula utilizando esses métodos. Após isso, o bolsista Elvys apresenta sua inserção no mundo da leitura. 

Quarta-feira, 10 de abril de 2019.

Neste dia, a professora Socorro precisou se ausentar, sendo assim, não fomos à escola. 

Segunda-feira, 8 de abril de 2019.

Neste dia, pensando em despertar o interesse dos alunos para o livro do projeto e também de tirá-los da rotina de sala de aula, levamos o 8º A para o auditório, onde assistimos ao filme Alice no País das Maravilhas", de Tim Burtom. Lá, ouvimos dos alunos comentários muito bons sobre o filme, e também sobre o interesse de ler o livro. Vale ressaltar que o livro escolhido para o projeto do oitavo ano a é uma releitura do Livro Alice no País das Maravilhas.

Quarta-feira, 3 de abril.

Neste encontro, falamos acerca dos boocktubers, mas alguns alunos não gostaram da ideia, por terem vergonha, falta de habilidade com tecnologia, etc. No entanto, o professor Luís Fernando explicou que em alguns momentos, precisamos fazer algo que não gostamos, o que é bem verdade. falamos, também, sobre os progressos do projeto, o que ocupou as horas finais da reunião. 

Quarta-feira, 3 de abril de 2019.

Neste dia, como de costume, os alunos estavam agitados, e para tentar contê-los, a professora Socorro fala sobre a reunião de pais e professores, diminuindo um pouco a euforia dos alunos. A professora Socorro passa uma atividade no quadro, sobre objeto direto e indireto, e para facilitar a compreensão, a professora inicia o assunto com o texto "Quem inventou a pipoca?", levantando questionamentos interessantes. A partir disso, os alunos puderam desenvolver melhor a atividade. No mais, os alunos ainda não tinham lido o livro para o projeto, tendo em vista essa problemática, eu e minha equipe resolvemos montar um questionários sobre o livro, com as partes mais interessantes, a fim de chamar a atenção deles. 

Segunda-feira, 1 de abril de 2019

Neste dia, a turma estava um pouco vazia, pois muitos alunos tinham faltado. A professora Socorro chama a atenção dos alunos acerca das notas baixas, informa que por conta disso, dará ponto por bom comportamento, a fim ajudá-los. Ademais, perguntamos sobre o projeto, mas os alunos ainda não sabiam o que fazer, sendo assim, pedimos para eles continuarem com a leitura do livro.

29 de novembro.

Neste dia, encerramos nossas atividades com os alunos. Foi um momento muito especial, pois saímos de lá com a sensação de dever cumprido, m...