sexta-feira, 29 de março de 2019

Quarta 27/03


Não tivemos reunião neste dia pois a professora Andréa precisou ir a uma reunião do PROF-LETRAS, e o professor Fernando precisou se ausentar por motivos médicos.

Dia 25 e 27/03.

Não tivemos aula nestes dias pois a escola Onélia estava em período de provas. 

Quarta, 20/03.

A bolsista Maria Clara incia a reunião falando sobre sua experiência com a literatura, e depois discutimos sobre as diferentes formas de cada um entrar nesse mundo, os diferentes tipos de livros e como tudo isso é importante.

O professor Fernando nos mostrou, novamente, o infográfico, e falou sobre algumas possíveis atividades para trabalhar com os alunos. Depois, mostrou uma espécie de roteiro que será distribuído para cada supervisor. O roteiro será preenchido com o supervisor e seu respectivo grupo. 

O professor também nos apresenta o site que ele criou, cujo nome é "O código literário: difusão digital da literatura",  a fim  de ajudar no acesso aos livros.

Por fim, os professores avisam que não haverá reunião na próxima semana, e como será semana de prova na Onélia, também não precisaremos ir. 

Ah, fomos surpreendidos com a notícia de que teremos ar condicionado e-e mal posso esperar!!!

Quarta, 20/03


Neste dia, resolvemos fazer uma revisão, visto que a próxima semana seria de prova. Então revisamos sobre: sujeito indeterminado e emprego do s e z. 

Bea e Letycia escrevem alguns conceitos no quadro, e os alunos demoram um pouco para escrever no caderno. Depois, elas explicam o assunto, sempre perguntando se os alunos estão entendendo e incentivando a participação dos alunos. 

Após esse momento, e depois de responder todas as duvidas dos alunos, Bea aproveita para perguntar sobre a leitura do livro escolhido para o projeto, porém a resposta não foi muito boa. Os alunos ainda não tinham começado a ler, mesmo já tendo acesso ao livro. E foi a partir disso que nós pedimos para que eles lessem, ao menos, os 4 primeiros capítulos até a semana depois da prova para que pudéssemos discutir sobre o que fazer para o projeto. 

Segunda, 18/03.


A professora Socorro avisa que vai precisar sair mais cedo, pois tinha uma consulta médica marcada. Ela passa um trabalho valendo nota e a psicopedagoga da escola fica na sala, orientando os alunos. 

Com a notícia que seriam liberados mais cedo, os alunos ficam eufóricos, e a psicopedagoga precisa pedir silêncio várias vezes, principalmente na momento da chamada. Percebi que a maioria dos alunos fizeram o exercício, entretanto alguns ficaram apenas conversando.

Quarta, 13/03.

No primeiro momento da reunião a professora Andréa pediu para a Bea falar sobre a apresentação dela nas turmas. Bea conta que algumas turmas estavam dispersas, outras mais concentradas... mas de modo geral, a apresentação foi bastante positiva, e inclusive, ajudou uma turma a escolher o livro para o projeto de leitura. 

Depois, o Professor Fernando ressaltou a importância de ouvir os alunos, pois dessa maneira eles vão perceber que a opinião deles  também importam. O professor concluí falando da modalidade transmídia, a qual pretende ampliar as possibilidades acerca da literatura.

Ao final da reunião, o Bolsista Rondinelle também fala sobre sua experiência com a literatura, e em vários momentos soltamos boas gargalhadas, pois a apresentação tinha muito humor. Realmente muito boa!!
 

Quarta, 13/03.


Neste dia, a Beatriz contou sua experiência com a leitura para os alunos. Eu já esperava uma reação positiva da turma, pois percebi que essa turma em especial, tem como gênero de livro favorito a Aventura, e é exatamente o que a Bea mais lê. 

Durante a apresentação, notei que a maioria dos alunos estavam concentrados e animados, e a cada livro que a Bea mostrava, os alunos ficavam mais empolgados. No entanto, o acume de animação da turma, principalmente dos meninos, veio quando a Bea falou sobre o Naruto. 

No decorrer da apresentação, ouvi alguns comentários: "vou procurar pra ler depois" ; "todos são ótimos" ; "quero todos"... Esses comentários me deixaram bastante animada, pois pude ver o retorno dos alunos. 

Depois da apresentação, a professora Socorro fez a leitura coletiva de um texto do livro didático. 

terça-feira, 12 de março de 2019

Recesso

NO PERÍODO DE 28 A 6 DE MARÇO, HOUVE O RECESSO DO CARNAVAL. 

Quarta, 27/2

Nesta reunião iniciamos falando sobre os materiais que foram enviados para o PIBID, e sobre a proposta do livro digital. As bolsistas Valquisandra e Letícia falaram sobre a presentação delas na escola, e ouvimos as perspectivas dos professores supervisores e dos próprios bolsistas. No geral, as apresentações foram positivas. No final, Beatriz fala sobre sua experiência com a literatura. 

Quarta, 27/2

Neste dia, a bolsista Valquisandra fez a mesma coisa que Letícia Vita, contou sua experiência com a literatura e mais um bônus com uma pequena encenação teatral. Desta vez, os alunos ficaram muito empolgados, eles ficaram muito animados quando Valquisandra falou sobre a ligação dela com o teatro e literatura. Após a apresentação da bolsista, e aproveitando o gancho, falamos sobre alguns livros para o projeto. A bolsista Beatriz contou resumidamente a história de alguns livros, e nesse momento os alunos pareciam muito animados, escutamos muitos comentários positivos: "quero ler todos", "todos são bons, não sei qual escolher", "me empresta todos?", e etc... ficamos contentes pela aprovação dos alunos. Depois, fizemos a votação para decidir qual dos livros iriamos trabalhar na turma. O livro mais votado foi uma releitura de Alice no país das maravilhas, cujo nome é "O lado mais sombrio". 

Seg, 25/02

Nesta aula, como combinado na reunião, a bolsista Letícia Vita foi em algumas salas, supervisionada pelas professoras Edlene e Socorro, contar sua experiência com a literatura. Letícia fala sobre o livro "Eu sou Malala", e em geral a turma ficou concentrada na fala da bolsista, mas uma aluna, em especial, nos chamou atenção pela interação assídua com Letícia; a menina já tinha conhecimento da história de Malala. Após esse momento, Socorro inicia a aula com o assunto Sujeito indeterminado, depois, passa uma atividade para concluir a aula. 

29 de novembro.

Neste dia, encerramos nossas atividades com os alunos. Foi um momento muito especial, pois saímos de lá com a sensação de dever cumprido, m...