terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Quarta 20/2

No primeiro momento da reunião, a professora Andréa falou sobre alguns conteúdos teóricos acerca da nossa postura no PIBID. Em seguida falamos sobre o projeto de leitura da escola Onélia Campelo, que tem como proposta a leitura universal, com isso, Andréa convidou as bolsistas Letícia Vita e Valquisandra para contar como foi a inserção delas na literatura. 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Quarta 20/2

Hoje viemos observar a aula dos alunos do 8°A. No primeiro momento a turma estava muito agitada, e a professora teve muita dificuldade de iniciar a aula. Depois de alguns minutos e insistência da professora por silêncio, os alunos começaram a fazer o exercício que a professora passou. Por um momento a professora precisou sair da sala de aula, e os alunos aproveitaram a situação para conversar. Depois, a professora voltou e continuou com as atividades.

Segunda 18/2

Neste dia nós viemos á escola, mas por motivos de saúde a professora Socorro não pôde comparecer. Em virtude disso, não tivemos contato com os alunos.

domingo, 17 de fevereiro de 2019

quarta, 13/2.

Nesta reunião, os nossos orientadores apresentaram a proposta para o plano de ensino, no qual tem como foco o uso de diferentes mídias com múltiplas linguagens, tendo como base teórica o letramento. A intertextualidade também está fortemente presente no plano, tendo em vista que um texto é construído com base em outros. O grande foco é envolver os alunos e a partir disso desenvolver a leitura e escrita destes. No final da reunião, a professora Andréa sugeriu que nós contássemos aos alunos como foi nossa inserção na literatura, e é o que faremos. 

Quarta, 13/2

Neste dia, nós propomos uma dinâmica para os alunos nos conhecerem melhor. Selecionamos algumas músicas atuais e que provavelmente os alunos iriam gostar. Quando a música parasse, um deles teria que nos perguntar algo, e assim foi. Nesse encontro pudemos sentir a energia dos alunos, conhecer um pouco deles e perceber aqueles mais participativos e aqueles que ficam mais quietos. Os alunos pareciam empolgados com a brincadeira e com a ideia da gente permanecer com eles nesse ano letivo. Eles pareciam curiosos para saber o que a gente faria nesse tempo, e inclusive essa foi uma das perguntas que eles nos fizeram. Também pareciam curiosos para saber o que a gente tinha achado deles. Ao final da aula, falamos sobre o projeto de leitura, pedimos que eles levassem algumas sugestões na próxima aula e explicamos como seria feita a escolha do livro. Primeiro teria esse momento no qual eles trariam algumas sugestões de gêneros, depois, na segunda etapa, eles levariam algumas sugestões de livros com o gênero escolhido, e finalmente seria feita uma votação e o livro seria escolhido democraticamente. Depois da explicação, a aula chegou ao fim.

segunda, 11/2.

Este foi o dia no qual voltamos para escola Onélia Campelo. Devo começar falando que não estamos mais com a mesma turma do ano letivo passado, porém continuamos com o oitavo ano. A princípio, fomos conhecer as novas turmas e fizemos uma breve apresentação. Depois, a professora Socorro continuou com a aula. 
Na hora do intervalo a nossa supervisora nos contou do projeto de leitura desse ano, e pediu nossa ajuda para orientar os alunos na escolha do livro a ser trabalho, já que o tema do projeto é "Literatura universal". À partir daí, pensamos em algumas sugestões para levar na próxima aula e em maneiras de saber qual o tipo de livro que agrade a turma. E decidimos que isso seria uma escolha unicamente deles. 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Tabela etnográfica

Infraestrutura física da escola:
Pessoal:
Projeto Pedagógico:
Relações Interpessoais:
“Começamos nossa coleta de dados fazendo uma entrevista com a diretora da Escola Estadual Onélia Campelo.

 Dados obtidos: 


A escola possui 1 laboratório de informática com internet.
Quem assume a secretaria é o diretor adjunto

A escola é composta por 15 salas de aula.

2 laboratórios.

Há uma biblioteca (funciona os três turnos), porém não há um bibliotecário.

 10 banheiros.

1 quadra poliesportiva.

1 pátio.

Não há praça.

 3 áreas de convivência.

Há carência em relação a iluminação.”
“2 diretores e 2 coordenadores sendo 1 pedagógico e outro articulador

7 colaboradores assumem os serviços gerais.

8 merendeiras.

4 vigias.

Tem uma equipe docente de 56 professores distribuídos pelos turnos matutino, vespertino e noturno. Segundo o Censo de 2017, a escola tem 1516 alunos distribuídos em 32 turmas. O ensino fundamental tem 770 alunos do o 6° ao 9° ano, o ensino médio do 1° ao 3° ano tem 347 alunos e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) tem 399 alunos.”
“Segundo ele (coordenador pedagógico), o PPP é antigo e não tem uma metodologia e nem teorias que levam a prática, sendo formado apenas pelo diagnóstico. O projeto encontra-se em processo de mudança, na qual a coordenação está revendo algumas teorias como: a do materialismo histórico-dialética, do Karl Marx; a teoria do objeto proximal, do Vygotsky; e sobre os aspectos socioculturais dos conteúdos, por Libâneo.” 

•ATIVIDADES EXTRACLASSE
1-Projeto de Leitura - uma vez ao ano;
2-Feira de Conhecimento - uma vez ao ano;
3-Jogos Internos - uma vez ao ano;
4- Dia da Família.

Os alunos sentem falta de excursões, como viagens, visitas à museus, parques e praças.”
“Em relação a convivência entre a coordenação, secretaria, funcionários e corpo docente. Segundo o coordenador da escola, ela é ótima e os problemas são pontuais. Quando há problemas os professores são chamados a atenção. As questões pertinentes à escola são resolvidas por meio do diálogo. E já aconteceu várias vezes dos professores serem devolvidos à Secretaria de Educação.”

VISÃO DOS ALUNOS
“A relação entre os alunos e coordenadores é bem complicada, pois quando precisam de ajuda, nem sempre são atendidos com cordialidade pelos coordenadores. Sempre com arrogância e superioridade. Existe uma clara falta de diálogo entre as partes.”

Quarta, 30. 1

Este foi o nosso segundo encontro do ano de 2019. No primeiro momento o professor Luiz Fernando explicou a ausência da professora Andréa, que estava numa reunião do PRO-FLETRAS. O professor expôs alguns de seus livros e logo depois falou sobre os recursos multimídias. No final da reunião o professor explicou o trabalho da próxima semana.

29 de novembro.

Neste dia, encerramos nossas atividades com os alunos. Foi um momento muito especial, pois saímos de lá com a sensação de dever cumprido, m...