Dia 26 a escola Onélia Campelo deu inicio à semana de provas. Dia 27 fomos à sala do oitavo ano A, pois a professora Socorro iria aplicar as provas de português e geografia. Como de costume, tivemos problemas para encontrar espaço na sala de aula, visto que a sala é muito pequena para a quantidade de alunos. Depois de conseguirmos encontrar espaço, ficamos observando. Durante o momento no qual a professora entrega as provas, os alunos conversam, surgem algumas duvidas sobre questões das provas, imediatamente a professora sana as hesitações. Porém um aluno continua fazendo perguntas, à todo instante, e é então que a professora pede para ele parar: "Igor, tá bom!". Durante a prova, um barulho na sala ao lado incomoda a professora, alguns alunos cantam e conversam alto, e a professora vai até a porta pedir silêncio. A prova teve inicio às 7hs e podia ser entregue à partir de 8h30. Os alunos terminam antes, alguns, muito antes. Logo após, os alunos são liberados, pois as provas só ocupam o lugar das duas primeiras aulas.
Um espaço para eu expor minhas experiências acadêmicas, compartilhar ideias e opiniões acerca do projeto de iniciação à docência(PIBID).
sábado, 1 de dezembro de 2018
Quinta, 22/11.
Neste dia, a professora Socorro não pôde ir à escola, pois faria um exame médico. Sendo assim, o grupo da Socorro não precisou ir à escola no dia vinte e um de novembro.
Reunião - Quarta, 21/11.
Inicialmente, os coordenadores abriram um momento de conversa sobre a apresentação do programa Feras - Ufal, onde todos os alunos puderam dar sugestões para a apresentação dos alunos que estariam representando o PIBID - Português 2018. Alguns grupos mostraram slides que já estavam prontos, outros pediram ajuda para fazer... os coordenadores sugeriram alguns tópicos que seriam fundamentais. Feito isso, professor Fernando mostra a pesquisa etnográfica que ele, juntamente com a professora Andréa, fizeram. A pesquisa foi feita através dos dados que nós, bolsistas e colaboradores, colocamos na nossa pesquisa. Ademais, o professor leu as considerações finais da pesquisa etnográfica.
Tercça, 20/11.
Neste dia, não houve aula na escola Onélia Campelo em virtude do feriado da Consciência Negra.
Quinta, 15-11.
Neste dia, não houve aula na escola Onélia Campelo em virtude do feriado da Proclamação da República.
Reunião - Quarta, 14/11.
Começamos a reunião com uma conversação sobre o filme Um grito de liberdade. Antes do recesso, os coordenadores do PIBID - Português passaram uma atividade de caráter etnográfico. Nós, bolsistas e colaboradores, tivemos que observar cenas no filme na qual acontecesse "O encontro com o outro". Alguns alunos fizeram comentários sobre algumas cenas do filme que foram marcantes, enquanto os coordenadores aprofundavam o assunto. A partir daí, começamos a falar sobre cultura africana e suas características. Um assunto englobava outro. Partimos para a etnografia, foi então onde o professor Luis Fernando explicou mais detalhadamente alguns aspectos da pesquisa etnográfica.
Logo após, a professora Andréa nos mostrou quatro cenas do filmes que há O encontro com o outro, e fez comentários. Acredito que momentos como esses são importantíssimos para o nosso crescimento, tanto profissional como humano, pois ao passo que ouvimos diversas opiniões, surgem outras duvidas e assim podemos sana-las de maneira mais leve e prazerosa.
Assinar:
Postagens (Atom)
29 de novembro.
Neste dia, encerramos nossas atividades com os alunos. Foi um momento muito especial, pois saímos de lá com a sensação de dever cumprido, m...

-
De antemão já vos digo, a segunda reunião foi de grande importância para mim, pois tive certeza que estava no projeto certo, digo, no qual ...
-
Enfim, o grande dia da culminância do projeto de leitura chegou!!! Os nossos alunos do oitavo ano a se apresentaram, sendo primeiro a p...
-
Neste dia, a professora Socorro não pôde ir à escola, pois faria um exame médico. Sendo assim, o grupo da Socorro não precisou ir à escola n...